22.9.06

 

Compromisso Todos pela Educação

Esse movimento "Todos pela Educação" tem um enorme potencial de mudar os caminhos da educação no nosso país, desde que realmente a sociedade como um todo se engaje nessa luta. A Milu Villela , que está à frente desse movimento, é uma pessoa da maior seriedade e credibilidade. O grupo já recebeu adesão dos maiores pesos pesados da economia, empresários, educadores, governos e cidadãos. Vale a pena a gente conferir e se possivel, juntar-nos a eles. Usando velho o chavão, "a união faz a força" vamos poder mudar os rumos da educação nesse país.


Leia abaixo artigo publicado no Jornal da Tarde, 20/9/2006

Todos pela Educação
Milú Villela*
Se os estudantes do Brasil estivessem na mesma classe que os da China e Coréia, certamente seriam os últimos da turma. É o que se pode concluir do resultado do Prova Brasil, exame realizado pelo MEC para avaliar o desempenho dos estudantes da rede pública. Segundo o teste, um aluno de oitava série sabe o mesmo que um de quarta série de outros países. Este tipo de conclusão não chega a ser uma surpresa a considerar os recentes exames do Saeb. Surpreende a primeira parte de um estudo, feito também pelo MEC, segundo a qual os pais admitem estar satisfeitos com a educação básica pública.
O Compromisso Todos Pela Educação, lançado no dia 6 de setembro, em São Paulo, nasceu com o propósito de mudar esse quadro. Movimento articulado por líderes da sociedade civil com MEC, Consed e Undime dá início às suas atividades inspirado na crença de que a educação brasileira só vai melhorar quando o brasileiro souber lhe dar o devido valor, avaliar a sua qualidade e pressionar as escolas de suas comunidades por uma oferta melhor. Isso parece pouco. Mas não é. Trata-se de uma importante mudança cultural. E só será efetivada se houver uma mobilização permanente de todos os públicos relacionados ao universo educacional em torno de metas comuns. O Todos pela Educação estabeleceu cinco grandes metas para 2022, relacionadas a acesso, permanência e sucesso escolar. Entre no site (www.todospelaeducacao.org.br) e veja como você também pode participar.

*Milú Villela integra o comitê executivo do compromisso todos pela educação

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?