18.9.06

 

Educação corporativa

Caros amigos,

Publico abaixo uma matéria que saiu no Correio Braziliense que é de interesse de todos que atuam ou pretendem atuar no Ead. Sem dúvida a educação corporativa é uma mercado de trabalho para o Ead em franca expansão que devemos acompanhar de perto.

abraços a todos

Célio Calmon


Matéria do Correio Braziliense do dia 17/9/06 (resumida)

As lições que a empresa dá.
Pesquisa mostra que, em cinco anos, dobrou o número de organizações com programas de educação corporativa.

A iniciativa de investir na qualificação profissional é cada vez mais praticada no mercado de trabalho: os programas de educação corporativa são excelentes para quem quer crescer na carreira. “O trabalhador é capacitado para que possa render mais, já que fica mais motivado”, explica Ana Rosa Bolinauri, presidente da Associação Brasileira de Educação Corporativa (Abec). Desde cursos acadêmicos, como graduação e especialização até cursos profissionalizantes e de idiomas, o incentivo é oferecido para profissionais e qualquer nível da escala da formação.
Atento às transformações do mercado, o Ministério da Industria e do Desenvolvimento e Comercio Exterior traçou um raio-x da educação corporativa...Dados parciais indicam o crescimento do fenômeno no Brasil.

Universidades Corporativas
Além de cursos externos, geralmente oferecidos por meio de parcerias entre empresas e instituições, a educação corporativa ocorre também dentro da empresa. Várias delas como o Banco do Brasil. Correios, Avon mantém universidades corporativas ou centros de treinamento.

Ensino a Distancia
Independentemente do curso oferecido, um número cada vez maior de empresas se interessa por uma alternativa que não mantém os funcionários presos à sala de aula: educação a distância. Flexibilidade de horários e redução de custos são as principais razões para a aposta neste tipo de capacitação. Uma pesquisa feita pelo Instituto Monitor e Associação Brasileira de Ensino a Distância com 21 empresas que adotam programas de educação corporativa apontou o interesse delas em aumentar em 77% os investimentos em formação digital até o final deste ano.
“Tirar o funcionário da empresa durante o dia, com transporte e hospedagem é um custo muito grande. Por outro lado, as ferramentas tecnológicas estão cada vez mais acessíveis”, justifica Eduardo Alves, do Instituto Monitor.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?