29.9.06

 

Educação a distância ainda é pouco utilizada em Universidades.

Os últimos estudos realizados pelo Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação mostram que existem atualmente 2.404 instituições de ensino superior credenciadas no Brasil, envolvendo universidades, centros universitários e faculdades públicas e privadas.
Desse conjunto apenas 148 são credenciadas para uso de educação a distância, representando 6,15%. Adicionam-se cerca de dez que adotam o sistema semi-presencial (isto é, 20% dos conteúdos dos cursos de graduação por meio de EAD) permitido pelo governo federal. Em algumas Unidades da Federação não chega a existir sequer uma instituição credenciada. Em outras, o pequeno número de vagas ofertadas, faz com que exista uma verdadeira invasão de universidades em territórios historicamente de presença de tradicionais escolas superiores, trazendo redução das matrículas nos cursos.
Recentemente o Ministério da Educação autorizou que universidades já credenciadas para EAD oferecessem milhares de novas vagas em áreas fora de seus Estados. Por meio de uma Portaria uma escola teve permissão para oferecer 30.000 vagas. A expansão das grandes universidades que possuem EAD acontecerá especialmente em 2007 e colocará em risco muitas unidades de ensino que oferecem somente os cursos presenciais.

Fonte: ABED

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?