19.9.06

 

Universidade Aberta do Brasil

Caros Amigos

O projeto de Universidade Aberta é um projeto louvável que vai ser implementado no próximo ano em várias cidades brasileiras. Não estou fazendo defesa desse governo ou partido, mas é uma iniciativa importantíssima para levar uma educação de boa qualidade a lugares que hoje não tem sequer um curso superior.
A idéia não é nova. O educador Darcy Ribeiro já defendia o projeto de Universidade Aberta nos 80, baseado no modelo da Open University da Inglaterra. Ele não conseguiu implantar esse sistema no Brasil, mas a idéia foi encampada pelo atual governo. Abaixo um texto da página do MEC explicando o que é o projeto.


O Projeto Universidade Aberta do Brasil – UAB – foi criado pelo Ministério da Educação, em 2005, no âmbito do Fórum das Estatais pela Educação, para a articulação e integração de um sistema nacional de educação superior a distância, em caráter experimental, visando sistematizar as ações, programas, projetos, atividades pertencentes as políticas públicas voltadas para a ampliação e interiorização da oferta do ensino superior gratuito e de qualidade no Brasil.
O Sistema Universidade Aberta do Brasil é uma parceria entre consórcios públicos nos três níveis governamentais (federal, estadual e municipal), a participação das universidades publicas e demais organizações interessadas.
Para a consecução do Projeto UAB, o Ministério de Educação, através da Secretaria de Educação a Distancia – SEED – lançou o Edital N° 1, em 20 de dezembro de 2005, com a Chamada Pública para a seleção de pólos municipais de apoio presencial e de cursos superiores de Instituições Federais de Ensino Superior na Modalidade de Educação a Distância para a UAB.

Mais informações: http://www.uab.mec.gov.br/index.php

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?