21.11.06

 

Produtores Rurais na era digital

Criar, plantar e produzir. Esse era o dia-a-dia de produtor rural. Mas agora, com o avanço da tecnologia e o fácil acesso à internet, os pecuaristas gaúchos têm a computação como forte aliada no campo. A Emater do Rio Grande do Sul saiu na frente e inovou oferecendo aos produtores rurais do Estado curso virtual de pecuária leiteira, que até agora só era oferecido na forma presencial. A diretoria da Emater aceitou o desafio, mesmo acreditando que a adesão seria pequena. Para a surpresa da entidade, já existem mais de mil pessoas na lista de espera. Além deste primeiro curso virtual, a Emater/RS já está iniciando também o de floricultura - a primeira turma conta com 30 alunos. Outros estão em fase de preparação, como o de olericultura (plantação de hortas) e o de ervas medicinais. “Nosso projeto agora é ter cursos para todas as culturas, criações e área social, num total de 30 modalidades, nestas áreas que são prioritárias para a Emater”, conta o assistente técnico em Bovinos de Leite da Emater-RS, Breno Kirchof.

A tecnologia virtual é da webAula S/A, que desenvolveu cursos com muitas ilustrações e narrações para facilitar o acesso de quem não tem intimidade com computadores. “Ficamos surpresos com a quantidade de propriedades rurais que já têm computador e internet. Mais de 70% dos alunos fazem os cursos em casa e pensamos de tudo para facilitar”, explica o representante da webAula S/A no Rio Grande do Sul, Wilson Cypriano Pereira. Breno Kirchof explica que o formato do curso é ideal para os produtores, pois as informações são de fácil entendimento.

Todo o conteúdo foi passado pelo instrutor das aulas presencias para a webAula, que criou até um personagem, o “Oscar”, para ajudar a explicar o processo. Além disso, o acompanhamento contínuo de um tutor foi necessário para manter a qualidade do curso. Por isso ainda não é possível atender à crescente demanda. Até agora, já completaram o processo seis turmas de 30 alunos cada.

Os cursos da Emater-RS são oferecidos tradicionalmente na forma presencial, nos centros de treinamento espalhados pelo interior. Mas existia uma grande dificuldade com as distâncias. As bacias leiteiras do RS, por exemplo, são distantes cerca de 300 quilômetros uma da outra. Isso dificultava para o produtor que não podia sair das suas propriedades por muitos dias para fazer um curso. Com o e-learning, essas barreiras não existem mais e todos eles podem ter acesso ao conteúdo oferecido pela Emater.

Fonte: WebAula

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?