22.11.06

 

UAB oferece mais de 61 mil vagas.

A grande maioria, em cursos de graduação, em especial, licenciaturasPublicado em 01/11/2006 - 18:17
A UAB (Universidade Aberta do Brasil) tem 61.575 novas vagas em cerca de 1,3 mil cursos a distância, a grande maioria de graduação, em diversas áreas do conhecimento. Elas serão ofertados em 2007, em 297 pólos da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Do total de novos cursos, 690 são de licenciatura, 357 lato sensu (especialização), 186 de bacharelado, 54 tecnológicos, 12 seqüenciais e sete de mestrado. Em março do próximo ano, terá início a seleção para 464 cursos, em 150 pólos. As aulas começam em junho. Os demais pólos começam a funcionar em setembro.

No total, 50 instituições federais de Ensino Superior - 40 universidades e dez centros de educação tecnológica - e 427 prefeituras e governos estaduais inscreveram-se, no início deste ano, para participar do projeto da UAB. "A maioria dos cursos aprovados é de licenciatura, voltados para a educação básica, o que beneficiará a formação inicial e continuada dos professores, bem como a qualidade de ensino", explicou Maria Medianeira Padoin, coordenadora da UAB.

No entanto, há cursos diferenciados, como o de graduação em saúde indígena, que será oferecido pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) nos pólos de Maués (Amazonas), São Félix do Araguaia (Mato Grosso), Água Clara, Rio Brilhante e São Gabriel do Oeste (Mato Grosso do Sul), cada um com 20 vagas. Já os pólos de Uberaba e Teófilo Otoni (Minas Gerais) serão contemplados com graduação em saúde da família e vários outros cursos da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Ainda em Minas, o pólo de Itabira ganhará os cursos de design institucional e o de engenharia de controle e automação, a serem oferecidos pela Universidade Federal de Itajubá, e o de administração da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Sul - Os gaúchos, principalmente do interior, terão a oportunidade de se graduar em agricultura familiar, curso a ser ministrado pela UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) nos pólos de Faxinal do Soturno, Cerro Largo, Herveiras, Santana do Livramento, Tapejara e Lagoa Vermelha.

A UAB já oferece, desde junho deste ano, cursos a distância de graduação em Administração, em parceria com o Banco do Brasil, integrante do Fórum das Estatais pela Educação, e 25 instituições federais e estaduais de Ensino Superior. São dez mil estudantes de administração em um projeto-piloto desenvolvido em 87 pólos de 17 estados e do Distrito Federal.
A lista completa dos cursos, número de vagas, pólos de apóio presencial e instituições que participam do sistema UAB estão no portal da Seed/MEC (Secretaria de Educação a Distância).

Fonte: MEC

21.11.06

 

Produtores Rurais na era digital

Criar, plantar e produzir. Esse era o dia-a-dia de produtor rural. Mas agora, com o avanço da tecnologia e o fácil acesso à internet, os pecuaristas gaúchos têm a computação como forte aliada no campo. A Emater do Rio Grande do Sul saiu na frente e inovou oferecendo aos produtores rurais do Estado curso virtual de pecuária leiteira, que até agora só era oferecido na forma presencial. A diretoria da Emater aceitou o desafio, mesmo acreditando que a adesão seria pequena. Para a surpresa da entidade, já existem mais de mil pessoas na lista de espera. Além deste primeiro curso virtual, a Emater/RS já está iniciando também o de floricultura - a primeira turma conta com 30 alunos. Outros estão em fase de preparação, como o de olericultura (plantação de hortas) e o de ervas medicinais. “Nosso projeto agora é ter cursos para todas as culturas, criações e área social, num total de 30 modalidades, nestas áreas que são prioritárias para a Emater”, conta o assistente técnico em Bovinos de Leite da Emater-RS, Breno Kirchof.

A tecnologia virtual é da webAula S/A, que desenvolveu cursos com muitas ilustrações e narrações para facilitar o acesso de quem não tem intimidade com computadores. “Ficamos surpresos com a quantidade de propriedades rurais que já têm computador e internet. Mais de 70% dos alunos fazem os cursos em casa e pensamos de tudo para facilitar”, explica o representante da webAula S/A no Rio Grande do Sul, Wilson Cypriano Pereira. Breno Kirchof explica que o formato do curso é ideal para os produtores, pois as informações são de fácil entendimento.

Todo o conteúdo foi passado pelo instrutor das aulas presencias para a webAula, que criou até um personagem, o “Oscar”, para ajudar a explicar o processo. Além disso, o acompanhamento contínuo de um tutor foi necessário para manter a qualidade do curso. Por isso ainda não é possível atender à crescente demanda. Até agora, já completaram o processo seis turmas de 30 alunos cada.

Os cursos da Emater-RS são oferecidos tradicionalmente na forma presencial, nos centros de treinamento espalhados pelo interior. Mas existia uma grande dificuldade com as distâncias. As bacias leiteiras do RS, por exemplo, são distantes cerca de 300 quilômetros uma da outra. Isso dificultava para o produtor que não podia sair das suas propriedades por muitos dias para fazer um curso. Com o e-learning, essas barreiras não existem mais e todos eles podem ter acesso ao conteúdo oferecido pela Emater.

Fonte: WebAula

17.11.06

 

Aperfeiçoamento profissional ao alcance de todos

Profissionais que querem se aperfeiçoar ou até mesmo desempregados que precisam se qualificar para conseguir um emprego têm, agora, acesso a cartões pré-pagos, que dão acesso a cursos de educação a distância por apenas R$19,90.

Os cartões pré-pagos são uma iniciativa inédita no País e fazem parte de um projeto de sucesso da webAula S/A, empresa especializada em e-learning. Em parceria com o Governo do Estado de Minas Gerais, mais de 120 mil pessoas tiveram acesso aos cursos de informática, gerenciais, comportamentais e de idiomas. São mais de setenta modalidades oferecidas. Entre os de informática, estão digitação, Autocad, Linux, Windows básico e avançado, e até mesmo cursos de programação, como HTML e Lógica de Programação. Fale em público, atendimento ao cliente, gestão de pessoas, gestão tributária e técnicas de negociação estão no cardápio dos cursos gerenciais e comportamentais. Quem compra o cartão webAula também pode fazer cursos de inglês e mandarim.

Para facilitar ainda mais o acesso, além do preço, os cartões também são de fácil aquisição. Estão disponíveis nas lojas da rede drogaria Araújo, nas livrarias Leitura e em casas lotéricas. O cliente compra o cartão com um código de acesso que deve ser digitado no site www.webaula.com.br/card. Nele, o usuário vai optar pelo curso desejado e se cadastrar na turma. Quem faz os cursos pode utilizar os serviços de suporte como o tira-dúvidas online, o chat para troca de conhecimentos com outros usuários, além de fazer a prova e receber o certificado virtual de conclusão. Cada cartão dá direito a um dos cursos e tem validade de 30 dias. A expectativa da empresa é comercializar 100 mil cartões em um ano.

Os cartões ainda não são comercializados em outras regiões do país, mas isso não foi obstáculo para Rosângela Alda, de Japurá, interior do Paraná. A oficial administrativa da Prefeitura Municipal, precisava ter conhecimento de versão mais recente do Autocad, programa de computador, específico para engenheiros e arquitetos. Se juntou a outros amigos da cidade que solicitaram à webAula um pacote com 20 cartões. “Achei a idéia ótima. O curso é bem claro e esclarecedor. Além disso, podia fazê-lo no horário que eu mesma determinasse, sem depender de outras pessoas. Muito mais fácil. Já concluí o meu curso e agora aplico os conhecimentos no meu trabalho”, explica Rosângela.

Uma pesquisa feita pela webAula mostra que o público dos cursos virtuais vai dos onze anos até a terceira idade. Mais de 900 mil pessoas já foram certificadas pela empresa. Para o diretor executivo da webAula S/A, Marcos Resende, o cartão é um meio fácil, prático e barato de adquirir conhecimento. “Dessa forma estamos proporcionando condições de qualificação profissionais a diversos níveis da sociedade. Basta ter um computador com internet e adquirir o cartão”, explica Resende.

Os cartões também já estão sendo comercializados no mercado americano. “Queremos atingir o público hispânico e brasileiro nos Estados Unidos que, muitas vezes, não consegue uma boa colocação no mercado de trabalho por falta de capacitação”, explica Marcos Resende. A primeira cidade americana a receber os cartões foi Boston, onde é encontrado em lan houses, faculdades e grandes magazines.

Com este novo projeto, a webAula S/A exporta não só tecnologia, como também metodologia. “Nosso próximo passo será traduzir os nossos cursos para espanhol e inglês, o que deve ocorrer nos próximos meses”, comemora Marcos Resende.

Fonte: WebAula

 

E-learning para ensino de deficientes visuais

Em média 10% da população mundial é constituída por pessoas com algum tipo de deficiência. Em nosso país, milhões de brasileiros compõem um contingente de excluídos.

As pesquisas realizadas chamam a atenção para a parcela da sociedade formada por pessoas com necessidades especiais, o equivalente a 24,6 milhões de pessoas, 14% da população (Censo 2000).

De acordo com IBGE, constata-se que desse universo, mais de 170.000 são pessoas cegas, 2 milhões apresentam deficiências graves de visão e 14 milhões acusam problemas visuais.

A Internet vem despontando como um importante recurso para os diferentes setores da sociedade, uma vez que, as limitações de tempo e espaço são facilmente contornadas pelos diferentes meios de comunicação e por possibilitar a troca de informações em tempo real.

Dado o potencial da Internet e os benefícios de sua utilização é necessário que as pessoas com necessidades especiais sejam incluídas e, para tanto, as barreiras que ainda existem devem ser superadas. É preciso, de uma maneira geral, que os estabelecimentos de ensino revejam suas práticas e desenvolvam novas competências condizentes com as reais necessidades de seu público-alvo.

A partir desse contexto, o Instituto Benjamin Constant do Rio de Janeiro, sentiu-se desafiado a criar um Laboratório de Educação a Distância (IBC-LED) que tem como objetivo: contribuir para diminuir as desigualdades sociais no Brasil, ser um modelo de excelência e uma referencia em EAD na área de deficiência visual.

No intuito de fortalecer a pesquisa e o desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs - associadas à utilização da internet, o IBC-LED vem estabelecendo parcerias com órgãos públicos e privados e expandindo significativamente a sua atuação nacional e internacional.
Imbuído de visão inovadora e empreendedora, o Instituto Benjamin Constant, vem trabalhando em conjunto com a empresa EduWeb para integrar a plataforma de e-learning, AulaNet, a realidade do seu laboratório. O AulaNet é o software nacional de Educação a Distância mais antigo (primeira versão 1996) e pertence a categoria globalmente denominada de LMS - Learning Management System.
O sistema foi desenvolvido inicialmente na PUC-Rio e hoje encontra-se disponível em vários idiomas, com mais de 10.000 cópias distribuídas no Brasil e em vários outros países da América Latina, Europa, África e Estados Unidos. O projeto conta com o apoio financeiro da FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro, para a adequação da solução e demais customizações funcionais necessárias.

O IBC oferecerá a sociedade, através desta iniciativa, um espaço para o desenvolvimento de projetos utilizando tecnologias avançadas em um ambiente virtual de aprendizagem.

Os Sites que atenderem às recomendações de acessibilidade podão ser apresentados, sem prejuízo de perda de informação, tanto para usuários em geral, como àqueles que estejam interagindo a partir do uso de uma tecnologia assistiva.
O site do IBC (www.ibc.gov.br) possibilitará que pessoas com os mais variados tipos de deficiência possam ter acesso a um ambiente tecnológico na internet diminuindo as barreiras de acesso ao universo digital.

Sabemos que o sistema educacional brasileiro é desigual e certamente ainda longe daquele que todos gostaríamos que fosse, mas com iniciativa de órgãos públicos e privados podemos chegar a um país com a dita “educação para todos”, onde pessoas, independentemente de suas diferenças possam conseguir acesso ao que lhes é de direito: uma educação de qualidade. E não resta dúvida que o projeto de Educação a Distância do Instituto Benjamin Constant tem muito a contribuir nesse sentido.

* Artigo escrito por Alex Lucena, sócio e diretor da EduWeb, baseado no trabalho de pesquisa de Fátima Melca Coordenadora do Laboratório de Educação a Distância do Instituto Benjamin Constant. Alex Lucena

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