4.4.07

 

Nova edição do Anuário revela crescimento da Ead

Anuário de Educação a Distância revela crescimento da EaD no Brasil
Será lançado oficialmente, nesta terça-feira, dia 3, a terceira edição do Anuário Brasileiro Estatístico de Educação Aberta e a Distância (Abraead/2007), publicação da Associação Brasileira de Educação a Distância –ABED e do Instituto Monitor, que conta com o apoio da Secretaria de Educação a Distância do MEC (Seed/MEC). O lançamento será no Seminário Nacional da ABED, que está sendo realizado no Recife.
O Anuário, maior referência em dados sobre Educação a distância no Brasil, traz, entre outras, as seguintes novidades:
· O Brasil teve, em 2006, 2,279 milhões de alunos a distância matriculados em vários tipos de cursos: no ensino credenciado, fazendo educação corporativa e em outros projetos nacionais e regionais (Sebrae, CIEE, Fundação Bradesco, Fundação Roberto Marinho etc). Isso significa que um em cada oitenta brasileiros estudou por EAD no ano passado;
· O número de alunos no ensino credenciado a distância cresceu 54% em 2006, e já chegou a 778 mil pessoas;
· Se forem contados apenas os alunos de graduação e pós-graduação, o aumento foi de 91% em 2006;
· A Região Sudeste deixou de ser a região com maior número de alunos a distância no Brasil. Atualmente, ela tem 31% do total. A região Sul do país é agora a que tem maio número de alunos (33%);
· As regiões Sul e Centro-Oeste são as que mais crescem em número de alunos de EAD.
· Há em todo o Brasil 889 cursos a distância (credenciados pelo Sistema de Ensino – MEC e conselhos estaduais de educação --, sem contar os livres). O maior grupo isolado é o de pós-graduação lato-sensu (246 cursos). Os de graduação são 205;
· Os motivos mais freqüentemente apontados para a evasão são a ausência de tempo e de dinheiro. Porém, pesquisas exclusivas indicam: instituições que têm maior número de alunos por funcionário têm maior evasão. Estudo exploratório indica que outros fatores pesam mais na evasão, tais como: estranhamento com o método, avaliação de que o método é muito puxado, ter achado o material de estudo e os recursos escassos;
· A mídia mais utilizada em cursos a distância no país é o material impresso (86% das instituições a utilizam). A segunda mídia mais utilizada é o e-learning (56%);
· Os paradigmas presenciais resistem na EAD. A maioria das instituições ainda utilizam o professor presencial (72%) e a reunião presencial (58%).

Fonte: ABED

Comments:
Oi Célio, Meu nome é Thomaz
Fernandes e eu sou estudante de jornalismo(1° semestre), nós dois temos algumas coisas em comum....uma é o fato de eu almejar a mesma área que você, pois trabalho num jornal na cidade de Piracicaba e também no departamento de educação à distância da minha faculdade.

Gostaria de te pedir algumas informações sobre EaD, artigos, dados etc. e poder entrar em contato com um futuro colega de profissão.....pois estou começando na área e ainda cometo muitos erros no jornal em que trabalho.....eu também tenho um blog em que coloco alguns textos meus ou de pessoas que julgo interessantees....por isso adoraria poder manter contato com alguém mais experiente na área.
prazer
 
Caro Thomaz,
É ótimo saber que você, como estudante de jornalismo, se interessa por EAD. Acho que esse é um tema ainda pouco explorado pela mídia.
Quanto a fornecer a você material sobre EAD, talvez não possa te ajudar muito. Eu fico atento (poucas) notícias que são publicadas na imprensa e alguns sites. Seria interessante você participar de grupos de discussão sobre o tema. Há varios no Yahoo. É só pesquisar.
Uma fonte interessante de consulta é o site da ABED, Associação Brasileira de Ensono a Distancia. (www.abed.org.br) Eles estão sempre publicando novidades sobre a área.

abraços

Célio
 
Célio , obrigado pela resposta. Participo de um Blog de estudantes de jornalismo e fiz uma postagem sobre educação a distância....bom, não fui muito bem aceito no assunto...midiocracia.blogspot.com, obrigado pela aten~ção e espero mantÊr o laço com um aliado da área sobre este assunto. abraço
 
Pode contar comigo, Thomas.

abraços

Célio
 
Pode contar comigo, Thomas.

abraços

Célio
 
Pode contar comigo, Thomas.

abraços

Célio
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?